Dado foi divulgado pela Revista Exame, que teve acesso exclusivo a pesquisa realizada pelo Instituto Votorantim
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO
Cuiabá integra o ranking das dez cidades menos vulneráveis à Covid19. O dado foi divulgado pela Revista Exame, que teve acesso exclusivo a pesquisa realizada pelo Instituto Votorantim e que traça um cenário da pandemia no país. Conforme a reportagem integram o ranking as cidades de Colina (SP), São Bernardo do Campo (SP), Nova Lima (MG), Flores da Cunha (RS), Colômbia (SP),Cuiabá (MT), Extrema (MG), Porto Reral (RJ), Olímpia (SP) e Gavião Peixoto (SP). A reportagem é assinada pela jornalista Ligia Tuon.
O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), que foi criado nesta semana, elenca a capital do Estado é a única a figurar entre as dez menos vulneráveis. De acordo com a reportagem da Revista Exame, o levantamento considera o número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores. Além desses, o IVM considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade.
O Índice varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. É possível ver em que situação está seu município viajando pelo mapa do Brasil. A reportagem pode ser conferida na íntegra aqui.
Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%) , economia local (peso: 11,76%) , estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%).
No levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).
Para atender os pacientes do novo Coronavírus, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou a criação do Hospital de Referência à Covid. A unidade disponibiliza 170 leitos de enfermaria e ainda 55 leitos de UTIs, para atendimento exclusivo. “Uma clara demonstração de respeito a nossa população. Minha intenção era de que nossa capital não tivesse casos da doença e nem perdas de vidas. Cuiabá é hoje a capital com menor número de óbitos pela doença. Infelizmente, duas pessoas perderam à vida para doença e por isso temos esse compromisso de continuar o embate ao novo Coronavírus”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Para o prefeito, as medidas adotadas são duras, mas necessárias para que a Capital do Estado continue achatando a curva de crescimento da doença. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, apontam que Mato Grosso possui um total de 857 casos da doença. Cuiabá registra 265, o que representa 30,8% dos casos em todo estado.