Prefeito Emanuel Pinheiro lançou, na manhã deste sábado (1º), o que afirma ser a maior obra estruturante da história da capital, a avenida Contorno Leste. Ele percorreu os 17,3 km de sua extensão, com paradas em quatro pontos estratégicos até a ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). A obra vai beneficiar mais de 200 mil pessoas diretamente, interligando todas as regiões de Cuiabá. O prazo de entrega é de 24 meses, com investimento de R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito formalizada com a Caixa Econômica Federal (CEF).
“Era a última região que faltava ser conectada ao desenvolvimento da nossa cidade. Esta obra vai beneficiar diretamente mais de 200 mil pessoas, um terço da população cuiabana, formada em quase sua totalidade por famílias de baixa renda, gente humilde, honrada e trabalhadora, que não conhece ainda a integração e o desenvolvimento em sua região, mais de 50 bairros diretamente beneficiados e dezenas de outros bairros indiretamente beneficiados”, pontou o prefeito de Cuiabá.
A Avenida Contorno Leste terá 17,3 km de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento.
“Para vocês terem uma ideia, a avenida Beira Rio, que foi a primeira obra estruturante de Cuiabá, tem 11 km. A avenida Miguel Sutil, outra importante obra e que foi a segunda estruturante da nossa capital, tem 14 km. Avenida das Torres, que é a terceira obra estruturante, tem 13 km. Esta obra, a maior obra estruturante da nossa linda e eterna cidade verde, tem 17 km e 300 metros”, enfatizou.
Também consta no projeto ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central. Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e duas pontes sobre o Rio Coxipó.
A obra será composta pelas etapas de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e obras complementares. Na fase de terraplanagem estão previstos os serviços de escavação e compactação do solo. Para a parte de drenagem será construído todo o sistema de escoamento de águas pluviais como bueiros, dreno, meio-fio e sarjeta.
A partir disso, entra na reta final com a construção da pavimentação, na qual serão feitos os trabalhos de subleito, sub-base e base, e a cobertura da via com a massa asfáltica. Na sequência, será executada a sinalização viária horizontal e vertical. Por fim, a avenida será concluída com a instalação da iluminação e plantio de grama no canteiro central.