Campanha de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação começam nesta segunda-feira (05)

0
1911

Powered by WP Bannerize

ROBERTA PENHA

No período de 05 a 30 de outubro será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade, sendo 17 de outubro, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

Os objetivos da campanha são reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Para a vacinação contra poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. “Nossa meta é vacinar 95% deste público na capital. As crianças de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças de um ano a menor de cinco anos de idade que já tenham recebido as três doses da VIP, deverão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP)”, explica a responsável técnica da Imunização, Sandra Horn.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para as crianças de até 7 anos, serão oferecidas as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo,caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela.

Para crianças acima dos 7 anos e adolescentes, serão disponibilizadas as vacinas contra Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

Sandra enfatiza que durante a campanha serão tomadas todas as medidas de proteção para diminuir o risco de contágio do coronavírus. “Vamos adotar as estratégias de distanciamento social, uso de EPIs, higienização constante das mãos, enfim, todas as medidas que a população já está familiarizada. Vale ressaltar que todos que comparecerem aos postos de saúde deverão usar máscara. Os responsáveis pelas crianças precisam levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Não deixem de levar seus filhos, este ano tivemos uma baixa cobertura vacinal devido à pandemia, por isso é muito importante que neste momento as crianças sejam imunizadas e atualizem suas cadernetas”, finalizou.

Foto: Gustavo Duarte

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta