Assistência Social realiza Semana do Migrante da capital

0
1014

Powered by WP Bannerize

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 19 horas, a solenidade de abertura da Semana do Migrante da Capital. O evento acontecerá no auditório da Secretaria, sendo dividido em 50% presencial e 50% on line evitando a aglomeração de pessoas, sendo essa uma das principais formas de prevenção ao coronavírus.

A programação se estende até o dia 25 de junho onde contempla atividades como palestras, rodas de conversa, Feira Cultural e Gastronômica e uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores. O evento atende a Lei n 6.668 2021 que prevê execução de ações voltadas à esse público que deixaram as cidades de origem em busca de sustento para suas famílias.

“Estamos realizando essa programação especial voltada para o público migrante presente em Cuiabá como forma de demonstrar a preocupação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro em buscar ferramentas de valorização sociocultural das tradições dos migrantes”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Hellen acrescenta informando que a equipe de abordagem social realiza ações contínuas de busca ativa dessa população a fim de identificar a origem, perfis e quais as necessidades.

As famílias encontradas passam por uma entrevista social para verificação de informações como dados pessoais, endereço, telefone para contato e se estão recebendo algum benefício social e se estão sendo atendidos junto à Casa do Migrante ou outro albergue.  Por ser um momento de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, orientações sobre as principais formas de prevenção e cuidados, e principalmente sobre a importância da higienização das mãos também são repassadas.

Para facilitar a comunicação, também recebem orientações impressas, devidamente traduzidas para a língua espanhola, sobre os Conselho Tutelares. As famílias ainda recebem um documento com a tradução dos principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990. São parceiros da Semana do Migrante, secretarias da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, Câmara Municipal.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta