A Prefeitura de Cuiabá irá colaborar em mais uma ação de resgate aos animais silvestres do Pantanal Mato-grossense, que tiveram seu habitat atingido por queimadas. Por meio de uma parceria firmada com a Associação É o Bicho MT, três caminhões-pipas foram disponibilizados para apoio durante a operação que será realizada na região do município de Poconé. Os veículos, sendo dois da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e um da Defesa Civil, saem de Cuiabá às 18h desta sexta-feira (24) e permanecem durante todo fim de semana no local onde ocorre a ação. O trabalho em conjunto com a Associação segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. “Nossa gestão tem um comprometimento também com as causas animais e não podíamos ficar inertes diante dessa situação que tem causado grande sofrimento aos animais do nosso Pantanal. Estamos dando nossa contribuição e, sempre que necessário, vamos fortalecer esse tipo de parceria”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. A união com a É o Bicho tem resultado em diversas ações que visam combater queimadas irregulares, que afetam diretamente os animais silvestres. No último fim de semana, por exemplo, foi realizada na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) uma blitz educativa para conscientização contra incêndios. A Associação É o Bicho MT é uma das instituições que tem ajudado a amenizar o sofrimento causado pelas queimadas aos animais silvestres da região de Poconé. Contando com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, ela tem buscado arrecadar frutas que possam servir de alimento para os bichos que vivem em áreas atingidas pelo fogo. Esse é o segundo ano que acontece essa campanha, sendo que, em 2020, foram mais de 300 toneladas de frutas arrecadadas e 580 mil litros de água. A Associação conta com diversos voluntários e que todos aqueles que querem fazer parte do grupo ou ajudar com doações podem entrar em contato pelo perfil do Instagram @eobichomt.

0
822

Powered by WP Bannerize

A programação do ‘Setembro Amarelo’ realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Cuiabá, conta com uma participação especial do grupo de Hip Hop – “Batalhas da Alencastro”. Após quase  dois anos das atividades suspensas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, o movimento retoma as apresentações na próxima quinta-feira (30), no Beco do Candeeiro.

Com o tema “Sua Vida Importa” o público poderá refletir sobre as ações de prevenção ao suicídio. O início da atividade foi agendado para às 18 horas.  “Será uma noite especial, que marcará as ações do Setembro Amarelo. Tenho certeza que por meio da forma lúdica, o público irá atender a mensagem que é repassada pelo movimento em todas as edições”, disse a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

“Os grupos que fizerem a melhor apresentação receberão troféus. Serão classificados os dois primeiros colocados”, informou a secretária.

As batalhas de rap são tradicionais. Nelas, um número geralmente formado por pares de MC’s se reúnem para batalhar em duplas. No duelo, em três rounds eliminatórios, os participantes competem com suas rimas ao som do beat – nome que se dá à música que acompanha ao fundo. O vencedor é escolhido por júri popular.

Na capital, o movimento criado em 2015, cresce a cada ano que passa. As batalhas nasceram com uma estratégia  contra a  marginalização e figuram como atrativo para juventude da cidade.

A ‘Batalha da Alencastro’ se consolidou como um movimento cultural e despontando como ferramenta de movimentação social.

A Praça Alencastro, localizada em frente à Prefeitura de Cuiabá, foi escolhida pela tradição underground. Ali já havia uma forte movimentação com a galera do skate e do rock, além de ser um local acessível. De 2015 para cá, já foram realizadas mais de 120 edições dos duelos.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta