Encontro virtual ‘Cantigas de roda na primeira infância’ integra celebrações ao dia da Criança

0
867

Powered by WP Bannerize

Cantigas de roda na primeira infância’. Esse é o tema escolhido para o encontro virtual promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência  – por meio do Programa Criança Feliz – a ser realizado na próxima quinta-feira (14), a partir das 14 horas.

O evento foi desenvolvido para celebrar o ‘Dia das Crianças’ (12 de outubro) onde as famílias beneficiárias foram estimuladas a produzirem vídeos com as crianças com uma música escolhida pela família, mostrando a sua habilidade na dança infantil e a cantiga que mais gosta de ouvir.

As cantigas representam um patrimônio sociocultural inestimável, passam de geração a geração de forma oral, fortalecem o vínculo afetivo entre a criança e a pessoa que canta para ela. “O objetivo dessa ação é fortalecer ainda mais o vínculo famílias, sendo essa uma das premissas do programa. A forma lúdica é ideal, onde por meio da música, as crianças descobrem habilidades desconhecidas e que precisam ser incentivadas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos”, disse a coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.

 

As unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) envolvidas são dos bairros Jardim Araçá, Novo Colorado, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

 

A atividade será dividida em dois momentos, o primeiro vídeo será a dança da criança beneficiária do Programa Criança Feliz. Já o segundo, com o depoimento do cuidador (a), ressaltando a importância da cantiga de roda na vida da criança.

 

“Pedimos que o cuidador crie um ambiente descontraído com brinquedos, ursos de pelúcia no chão, caso seja possível, para ilustrar o momento da dança para o dia das crianças. A música também é uma das formas mais bonitas e divertidas para a criação de vínculos, principalmente o materno, pois ouvir a voz da mãe é de suma importância para o bebê, tendo propriedades terapêuticas e, comprovadamente, reduz a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) na saliva do bebê. A partir do 5º mês, mesmo no útero materno, o bebê reage e reconhece a voz materna”, detalhou a coordenadora.

 

Cientificamente, é comprovado o poder do estímulo musical para o desenvolvimento neurológico das crianças: aquelas familiarizadas com canções desde muito cedo são capazes de se desenvolver mais rapidamente, como aprender a ler e a escrever. Isso acontece porque, até os dois anos de idade, são formados, no cérebro humano, as conexões neuronais mais importantes de toda a vida. “Hoje, com a quantidade imensa de tipos de brinquedos, filmes e desenhos infantis, esse momento de cantoria acaba quase inexistindo, situação que, para as gerações anteriores era bastante inerente, pois desde tempos imemoriais, as mamães, tias e avós cantam para os bebês”, finalizou.

 

Em Cuiabá, as ações do Programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Foram executadas diversas ações, sendo essas planejadas nos mais diferentes setores, mantendo um diálogo conjunto entre instituições parceiras com a finalidade de ampliar e divulgar os trabalhos realizados pelo Programa Criança Feliz no município de Cuiabá.

 

O último quantitativo aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 751 beneficiários, sendo 707 crianças de 0 a 3 anos, 34 gestantes e 10 crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

O programa é executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS, nos bairros Jardim Araçá – CPA – Jardim União – Pedregal – Planalto – Pedra 90 – Nova Esperança.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ- O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de entrosamento entre a Rede, pois para realizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa, a equipe de colaboradores deve estar totalmente inteirada dos programas e serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Rede, e vice versa, proporcionando conhecimento e interação de qualidade em prol dos principais objetivos do programa: o desenvolvimento infantil e fortalecimento do vínculo familiar.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta