Com polo de vacinação contra Covid-19, Parque das Águas recebe caminhada em conscientização sobre prevenção ao AVC

0
598

Powered by WP Bannerize

Pautada pelo objetivo de conscientizar a população cuiabana sobre a importância da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral, a Rede SOS AVC, realiza neste sábado (30), a “Segunda Caminhada Rede SOS-AVC. A atividade será desenvolvida no Parque das Águas. A atividade terá início a partir  das 7h.

Além da caminhada e da divulgação de informaçõés, os profissionais da campanha ‘Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar – estarão no local para atender a população na vacinação de primeira dose, segunda e dose de reforço com a Pifzer. Também serão ofertadas aulas de funcional e Zumba e auriculoterapia.

De acordo com a coordenadora Rede SOS AVC, Andrea Bianchi Linhares, o projeto é pioneiro no estado do Mato Grosso e foi desenvolvido e apresentado pela gestão Emanuel Pinheiro. A ação iniciou-se no ano de 2019 no  Hospital Municipal São Benedito, que é administrado pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). Como o hospital  não é porta aberta, o programa de acolhimento do SOS AVC acontece de duas formas. A primeira é via SAMU, para os casos em que forem chamados e os paramédicos atestarem que pode se tratar de um AVC. Nesta situação, o paciente será imediatamente trazido por eles para o Hospital São Benedito. A outra porta de entrada é por meio de encaminhamento das unidades de urgência e emergência da Capital, sendo elas o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, UPAs e policlínicas.

“Este é o segundo ano que estamos realizando esta caminhada como uma forma de conscientização. Quero destacar que um a cada quatro pessoas terá AVC ao longo da vida, que quando não mata deixa sequelas definitivas não apenas no paciente, mas em toda família”, destaca.

Powered by WP Bannerize