Novo Bispo em Cuiabá

0
409

Powered by WP Bannerize

O Papa Francisco escolheu nesta quarta-feira (23) o novo arcebispo de Cuiabá. Trata-se de Dom Mário Antônio da Silva, atual segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Mário Antônio será o sucessor de Dom Milton Santos, que renunciou ao cargo por motivo de idade. Dom Milton ficou 18 anos à frente da Arquidiocese de Cuiabá. Ele foi o quinto arcebispo da Capital.

Dom Milton se destacou com o trabalho na comunicação social da igreja. Atuou como locutor e apresentador de programas de rádio, sendo um de seus legados a inauguração da primeira estação de rádio FM católica em Cuiabá, na antiga Rádio Difusora.

Já Dom Mário Antônio fez seu mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália. Foi ordenado em 1991, passou pelo Paraná e Amazonas. Depois, foi ordenado para a Catedral de Jacarezinho em 2010, onde escolheu como lema episcopal “Testemunhar e Servir”. Em junho de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como sexto bispo de Roraima, tomando posse em setembro do mesmo ano.

Em 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito segundo vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023. Atualmente, preside a Cáritas Brasileira.

Saudações da CNBB

A CNBB agradeceu o trabalho de Dom Milton. “Destacamos ainda o seu reconhecimento como um prelado que aplicou um um sistema inovador de governo pastoral, com a realização do Sínodo Arquidiocesano”, diz em nota.

A mesma entidade também deu boas vindas ao novo arcebispo dizendo “Desejamos que o Senhor Bom Jesus, padroeiro da arquidiocese de Cuiabá, ilumine este seu novo ministério como pastor desta Igreja Particular”.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta