Presidente da Câmara destina 200 mil à Associação de espinha bífida de Mato Grosso

0
337

Powered by WP Bannerize

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB), destinou R$200 mil, para a Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB/MT), que atua há 18 anos na promoção da melhor qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com má formação congênita na coluna vertebral, condição conhecida como espinha bífida.

O repasse do recurso veio por meio de emenda impositiva, onde o vereador Juca do Guaraná fez questão de beneficiar essa instituição, com 20% do valor total da emenda.

Segundo o presidente da associação, Antonio Lemos, o recurso foi recebido com grande alegria, pois a necessidade das famílias associadas é contínua. Ele explica que o valor será utilizado na compra de fraldas e sondas para as crianças especiais, conforme a necessidade da demanda.

Segundo dados da associação, cada criança portadora de espinha bífida faz o uso contínuo de cerca de 150 unidades de cateter intermitente (sondas de alívio) e aproximadamente 150 fraldas descartáveis por mês.

“Isso impacta muito a vida dessas famílias, na sobrevida delas. Muitas vezes não há uma qualidade de vida que eles deveriam ter por conta de suas necessidades especiais”, diz Antonio Lemos.

A Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB/MT) atua na saúde e no social. Dentre as atividades que desenvolve, busca garantir o acesso à saúde, reabilitação, tecnologia assistida e acessibilidade de um modo geral e o acesso igualitário a serviços públicos ou privados, relacionados à educação, trabalho, cultura e lazer.

Cerca de 100 crianças e suas famílias fazem parte da associação, sendo que a maior parte delas está situada em Cuiabá e Várzea Grande.

Powered by WP Bannerize