Premio Jejé de Oyá

0
413

Powered by WP Bannerize

A cerimônia de gala do ‘Prêmio Jejé de Oyá – Aos Personagens Negros – edição 2022’ será realizada na próxima sexta-feira (29), a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá. O evento conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, integrando a programação em comemoração ao aniversário de 303 anos da capital.

O Prêmio Jejé de Oyá tem como objetivo reconhecer os personagens negros de Cuiabá e da Baixada Cuiabana pelas histórias de luta, resistência, produção independente, capacidade criativa, empreendedorismo comercial e cultural, conhecimento educacional científico, merecimento e pertencimento étnico racial-religioso. Nesta edição, seis personagens de destaque social foram homenageados e profissionais que se destacam em dez áreas de atuação serão premiados, após serem escolhidos por um júri técnico que observou pontos relevantes como: sociedade, profissionalismo, competência e comprometimento.

Conforme o idealizador do prêmio, Jeferson Bertoloti, além dos convidados e homenageados, aqueles que desejarem prestigiar a premiação podem retirar seus ingressos no Cine Teatro Cuiabá doando 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Associação Fome Não (AFON). O atendimento será a partir desta terça-feira (26) até a próxima quinta-feira (28), das 8h às 18h.

“Estamos arrecadando 2 kg de alimentos para trocar por um ingresso. Aqueles que não tiverem como trazer os 2 kg, podem trazer 1kg, assim como existem pessoas que podem doar mais de 2kg, o importante é que doem e ajudem essa causa cultural e solidária”, pontuou Betoloti.

O evento é realizado pela Bemtivi Academia de Arte, em parceria com o Instituto Cultural Casarão das Artes, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte E Lazer, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Assembleia Social, Cine Teatro De Cuiabá, Grupo Cena Onze, Cooperflora, Grana Preta e da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT.

Jejé de Oyá

José Jacintho Siqueira de Arruda, colunista social, alfaiate e carnavalesco, filho biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira, nasceu em Rosário Oeste em 03 de junho de 1934, ainda criança foi acolhido em Cuiabá na casa de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano onde foi adotado por Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva.

Figura histórica do carnaval cuiabano desfilou nos bailes, clubes, blocos e avenidas da cidade nos carnavais de 1954 a 2010. Participou de grandes e importantes momentos da história social e política mato-grossense. Jejé como era conhecido desde criança, marcou sua época como símbolo maior da luta contra o preconceito racial e sexual. Ganhou a simpatia da capital sendo eleito em consulta popular do jornal Diário de Cuiabá como a personalidade que tinha a “cara da cidade”, entre outras honrarias públicas foi condecorado como Comendador do Comércio Mato-grossense e após seu falecimento em 11 de janeiro de 2016 em sua residência em Cuiabá o governo do Estado de Mato Grosso sancionou uma lei reconhecendo o decano Jejé de Oyá como Patrono do Colunismo Social Mato-grossense.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta