Os serviços foram ofertados como parte da programação de celebração do Dia do Servidor Público
BRUNO VICENTE
Davi Valle
Servidores da Prefeitura de Cuiabá tiveram nesta quarta-feira (27) acesso a diversos procedimentos de práticas integrativas relacionadas à saúde e bem-estar. As atividades foram ofertadas no auditório do Palácio Alencastro, como parte da programação de comemoração do Dia do Servidor Público, celebrado nacionalmente todo 28 de outubro.
Organizada por meio da Secretaria Municipal de Gestão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa garantiu a realização de serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, auriculoterapia, ikebana e reiki. Cerca de 200 servidores foram atendidos pelas equipes disponíveis, no período das 13h às 17h.
“Essa é uma programação montada para celebrar essa data especial, mas que complementa o plano de valorização do servidor municipal que é desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro. Durante todo o ano, os servidores Cuiabá são beneficiados com ações que acentuam a importância deles”, comenta a secretária de Gestão, Ellaine Mendes.
A servidora da Secretaria Municipal de Planejamento, Silvina Maria dos Anjos, foi uma das atendidas pela ação. Ela contou que, em outras oportunidades, já teve acesso a essas atividades, provendo todos os benefícios que cada uma delas pode proporcionar. Para ela, a programação pode ser considerada um presente para o servidor.
“Vim receber um atendimento da auriculoterapia, para dissolver as tensões, e acabei aproveitando para medir minha pressão e a glicemia. É uma oportunidade para gente que tem uma vida corrida poder dar uma paradinha, fazer meditação, e cuidar do nosso bem-estar”, disse Silvina.
Para a secretária-adjunta de Gestão, Renata Sardinha, esse tipo de ação é realizada seguindo o mote da gestão Emanuel Pinheiro, que preza pela humanização no serviço público. “Seguindo essa tônica, é preciso também cuidar da gente, dos nossos funcionários. Tivemos uma procura muito boa, sendo a maioria feita por mulheres”, destacou a adjunta.
Luiz Edmundo da Silva é terapeuta holístico da unidade de práticas integrativas do Horto Florestal e foi um dos responsáveis por atender os servidores. Segundo ele, essas atividades fazem parte, atualmente, da Atenção Secundária, servindo como complemento para outros serviços ofertados nas unidades de saúde de Cuiabá.
“A realização de práticas integrativas foi transformada em lei em 2017 e, hoje, integra o conjunto de cuidados que o cidadão recebe nas unidades de saúde. São atividades reconhecidas pelo Ministério público e que a tendência é que, cada vez mais, estejam por toda a parte”, pontuou o terapeuta.