Entre as centenas de mulheres atendidas estão duas pacientes relativamente jovens, uma de 13 e outra de 16 anos, moradoras de Várzea Grande e Rosário Oeste, respectivamente. Uma com um nódulo e a outra com 25 nódulos no seio
ELIANA BESS
Emanoele Daiane
Os primeiros quatro dias de atendimento especialmente delineados para atendimento às mulheres, no Espaço Mulher – Outubro Rosa, na Praça Alencastro, já computa quase 700 consultas médicas e 630 mamografias liberadas com data e hora marcada para realização. O levantamento aponta ainda 242 exames preventivos de câncer de colo de útero (CCO) foram realizados, além de 306 coletas de sangue e urina que resultam em 2.448 tipos de exames.
Uma grande estrutura foi criada na Praça Alencastro desde o dia 20 deste mês e se estenderá até o dia 04 de novembro, por iniciativa da Secretaria da Mulher, Núcleo da Primeira-dama Marcia Pinheiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Os exames de CCO e de sangue são realizados no local. Já, as mamografias são agendadas e liberadas através da Central de Regulação ali mesmo. Alguns desses pedidos com data já agendada aguardam o retorno das pacientes para pegá-los.
ntre os atendimentos dois casos chamam à atenção para os cuidados preventivos em relação à saúde da mulher. Duas adolescentes com nódulos nos seios foram atendidas e encaminhadas para avaliações mais criteriosas, sendo uma de 13 e a outra de 16 anos. No caso de A.L.C.A., 16 anos, são vários nódulos.
“Minha sobrinha está com 25 nódulos no seio. Ainda não sabemos detalhes, mas saímos daqui da Praça Alencastro com a certeza que um médico mastologista vai consultá-la na semana que vem, dia 28. Já está agendado, graças a Deus. E nesta quarta-feira (26) ela retorna para fazer os exames de sangue, tudo muito rápido”, explicou a tia O.S..
A tia mora no Distrito da Guia e a jovem em Rosário Oeste. Ela disse que em maio a sobrinha havia realizado uma ultrassonografia e apontava um nódulo, então ela não perdeu a oportunidade do Outubro Rosa na Praça Alencastro e foi buscar a A.L.C.A para consultar. “Não podemos menosprezar qualquer sintoma ou anormalidade em relação a nossa saúde. De maio para cá já são vários nódulos. Trouxe ela e vamos correr atrás para verificar isso com mais cuidado, nos assustamos com o aumento dos nódulos. Essa ação desenvolvida pela prefeitura de Cuiabá é uma chance para muitas mulheres”, disse.
O caso de V.P., 13 anos, também já foi avaliado por profissionais e, segundo a mãe Adriana Pereira, trata-se de uma má formação, mas que não precisará de cirurgia. “Ela passou por todo atendimento médico e avaliação e fomos orientadas que a cada seis meses ela precisa passar por acompanhamento. Então, agora é seguir as orientações e não descuidar”, disse a mãe ao agradecer o desempenho e agilidade dos médicos. Como são moradoras de Várzea Grande, sente-se aliviada porque não encontrará dificuldades de locomoção para continuidade do atendimento.
Mamografias liberadas
Alguns pedidos de mamografias aguardam as respectivas pacientes para pegar a autorização do agendamento. São exames que foram liberados um dia após o atendimento, devido à sobrecarga do sistema nos primeiros dias da ação. Depois o sistema foi normalizado e a liberação acontece quase que instantaneamente.
Portanto, a equipe da Central de Regulação solicita que essas pacientes busquem na Praça Alencastro, onde passaram pelo atendimento porque as mamografias já estão agendadas.