O deputado estadual Paulo Araújo (PP) fez duras críticas à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Saúde de Cuiabá, na sessão desta segunda-feira (12). Durante apreciação dos vetos governamentais, o parlamentar defendeu a intervenção do Estado no setor. Após sua fala, contudo, um áudio vazado expôs a rixa política entre Araújo e Pinheiro, que chegaram a ser aliados no passado. Para o parlamentar, não dá mais para “brincar de saúde pública” na Capital. O progressista, que é servidor da Saúde estadual, apontou as como a falta de pagamento aos profissionais da área, além da falta de insumos e medicamentos.
Araújo disse ainda que, por se tratar de um problema da gestão municipal, a discussão tem que ser defendida por outros setores, já que deve ser considerado que o Sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, ou seja, uma junção da União, Estado e Município.
“O que está acontecendo aqui em Cuiabá é um absurdo. Falta de medicamento, falta de profissional médico, falta de insumo, uma irresponsabilidade recorrente por parte da Secretaria Municipal de Saúde”, disse o deputado.
“Não dá mais para o Estado ficar olhando. Eu conversei com alguns deputados e acredito que a intervenção é necessária e obrigatória aqui no município de Cuiabá, para colocar um fim nessa situação caótica e de calamidade pública”, acrescentou.
Após devolver a fala para a deputada Janaina Riva (MDB), que presidia a sessão, vazou um áudio do deputado dizendo: “O tanto que esse “cara” me perseguiu, o tanto que esse cara me arrebentou”.
Na gravação, o deputado estaria sugerindo que isso tivesse sido feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro contra ele durante o período eleitoral deste ano. Antes aliados, Araújo não contou com o apoio do prefeito nas eleições deste ano.