Resíduos sólidos na capital

0
241

Powered by WP Bannerize

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, aponta o trabalho contínuo desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro como fator primordial para transformar Cuiabá em referência no tratamento de resíduos sólidos. Ele destaca que, seguindo um planejamento, o Município tem desenvolvido uma série de ações que resultam em uma evolução constante da capital mato-grossense nessa área.

Júnior lembra que a mudança completa no processo de cuidados com o lixo foi iniciada no primeiro mandato do prefeito Emanuel Pinheiro e segue em andamento. Ao assumir a chefia do Executivo Municipal, em 2017, uma das primeiras iniciativas foi elaborar um plano de melhoria na coleta domiciliar, que resultou na renovação total da frota de caminhões e na implantação de serviços antes inexistentes.

Entre as novidades que passaram a atender diariamente a população estão a criação da coleta fluvial no Rio Cuiabá e ainda a parceria com cooperativas de materiais recicláveis para fortalecimento da coleta seletiva. Além desses serviços, o Centro Histórico passou a contar com três conjuntos de lixeiras subterrâneas, pontos de entrega voluntária de vidro, e ainda com os caminhões cata-treco, que recolhem materiais inservíveis descartados pela população.

“A gestão Emanuel Pinheiro promove uma transformação jamais vista em Cuiabá. O cuidado com o lixo, desde a coleta até a destinação final, passou a ser tratado com a devida importância, pois impacta diretamente no meio ambiente e na saúde pública. Saímos de uma realidade em que tudo ficava apenas nas discussões, projetos e assinaturas de acordos, para um cenário no qual as ações passam a funcionar na prática”, comenta Júnior Leite.

O diretor-geral enfatiza ainda que a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, também feito pela gestão Emanuel Pinheiro, possibilitou que os avanços gradativos fossem conquistados. Segundo ele, com o documento atualizado, a Prefeitura de Cuiabá consegue criar novas políticas públicas e fortalecer aqueles que já estão em andamento, alcançando um novo patamar de sustentabilidade socioambiental e econômica.

“É um trabalho contínuo, planejado, e que irá colocar Cuiabá como uma cidade referência. Começamos com pequenas mudanças e já chegamos a atividades maiores, como a histórica desativação do antigo aterro sanitário e criação do Ecoparque Pantanal. Dentro desse planejamento, queremos ainda expandir a coleta seletiva, criar ecopontos em todas as regiões, e integrar o cidadão cada vez mais nesse processo”, pontua Júnior.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta