Mato Grosso pode ser o primeiro Estado a ter, por lei, a liberação a portadores de doença celíaca, para que possam levar seus alimentos a restaurantes. A proposta da criação da Carteira de Identificação para Portadores de Doença Celíaca ou Síndrome Celíaca foi apresentada em projeto de lei, pel deputado Max Russi (PSB) e já foi aprovada em primeira votaçaõ. A medida é inédita no Brasil.
Na terça-feira (16), o deputado estadual Max Russi realizou uma audiência pública para discutir políticas públicas no combate à doença celíaca, que é caracterizada pela intolerância ao glúten.
“Os portadores da doença poderão levar a sua refeição especial em restaurantes, bares, balneários, hotéis e similares sem a cobrança de qualquer taxa; e em caso de internação hospitalar, aos pacientes e os acompanhantes diagnosticados terão o direito de receber refeição especial durante todo o período de internação”, informou Max Russi.
O deputado ainda informou que sendo aprovada em segunda votação, no máximo 30 dias, dias o governador Mauro Mendes deve sancionar a lei e os portadores da doença poderão emitir gratuitamente suas carteirinhas.
“É uma doença grave, autoimune e silenciosa muitas vezes […] a rede pública de saúde precisa ter condições de diagnosticar, amparar e tratar quem necessita”, destacou Russi.
De acordo com vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), Leonardo Borne, os celíacos representam de 0,5% a 1% da população mundial; “e infelizmente, 80% dessas pessoas não tem consciência do seu diagnóstico […] essa invisibilidade é causada pela falta de informação. Portanto, debater esse assunto em uma audiência pública é antes de tudo trazer esclarecimentos”, frisou Borne.
O que é Doença Celíaca?
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Quando essas pessoas consomem glúten, o sistema imunológico reage produzindo anticorpos que atacam o revestimento do intestino delgado.
Isso pode levar a uma série de sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia, vômitos e perda de peso, além de problemas de saúde em longo prazo: como anemia, osteoporose e até mesmo alguns tipos de câncer.
A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença provoca atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.