A deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente em exercício da Assembleia Legislativa, criticou as declarações do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) que comparou mulheres a vacas. Para ela, o colega debocha de pautas femininas e suas falas são passíveis de análise na Comissão de ética. Tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche, demonstra o quanto ainda temos que avançar em política públicas
“Tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche, demonstra o quanto ainda temos que avançar em política públicas que combatam a misoginia e o preconceito”, afirmou nesta segunda-feira (29).
“Num primeiro momento, o deputado negou que tenha feito essa comparação. Em mais um vídeo midiático, ele pede desculpas as vacas por compará-las com mulheres feministas, feministas são mulheres e a fala é carregada de ódio”, acrescentou.
A declaração de Cattani foi feita no dia 16 deste mês, quando o deputado comparou a gestação do animal com a gestação de mulheres para defender seu discurso antiaborto.
“O aborto por si só é um assassinato. Eu sou pequeno produtor rural, tiro leite. Toda vez que o touro enxerta minha vaca quando ela tá no cio, dentro do útero da minha vaca tem um bezerro. Assim também é com a mulher”, disse Cattani na época.
A fala ganhou a mídia e Cattani se defendeu afirmando que estava sendo vítima de fake news por parte da imprensa. No entanto, seguiu debochando da situação nas redes sociais e chegou a colocar sua esposa para mugir no Instagram. Já neste fim de semana Cattani voltou a polemizar ao gravar um vídeo se desculpando com vacas por “compará-las com feministas”.