“Xadrez na Praça” leva tabuleiro gigante, oficinas e torneios para a Praça Alencastro neste sábado (09)

0
6923

Powered by WP Bannerize

O projeto “Xadrez na praça” inicia suas atividades neste sábado (09), na Praça Alencastro. Na programação, oficinas para iniciantes, torneis para os que já se arriscam no tabuleiro, com disputas entre alunos de escolas de Cuiabá em um xadrez gigante. O encontro, que acontecerá semanalmente, tem participação livre e gratuita, das 9h às 11h30, retorno após o almoço das 15h às 18h. O evento é realizado pelo Clube de Xadrez, comandado pela Federação Mato-grossense de Xadrez e tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
O projeto “Xadrez na Praça” aos finais de semana, retoma suas origens de quando os adeptos da modalidade de tabuleiro se juntavam para partidas na Praça da Mandioca. A proposta é promover tardes de desafios e torneios, além de oficinas para iniciantes.
“A intenção é democratizar o acesso ao xadrez, que é um esporte que desenvolve a concentração, a memória e a inteligência cognitiva. Hoje muitas instituições de ensino tem a prática do xadrez no currículo escolar”, explica Cleiton Marino Santana, diretor técnico da Federação Mato-grossense de Xadrez.
Além do evento na praça, o Clube de Xadrez realiza suas reuniões todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h. Os encontros ocorrem no antigo Clube Feminino, atual sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A participação é gratuita, com idade mínima de 7 anos e não é necessário saber jogar, pois são oferecidas aulas e treinamentos.
O Clube, que existe desde 1998, mas passou por um hiato, ganha local e horário fixos para as reuniões com a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação Mato-grossense de Xadrez. “Mais uma atividade incentivada pela gestão Emanuel Pinheiro, que se preocupa com a inclusão e o lazer dos cuiabanos. A Secretaria está aberta para que as pessoas ocupem seu espaço, para quem se interessa pelo desenvolvimento intelectual venha frequentar o Clube de Xadrez e interaja de forma lúdica”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
Para participar do Clube de Xadrez basta comparecer às reuniões no horário combinado. Crianças a partir dos 7 anos já podem iniciar no esporte e não há limite de idade, todos são bem-vindos e a participação é gratuita. Mais informações sobre o Clube de Xadrez e sobre o projeto “Xadrez na Praça” pelo telefone (65) 9 9951-1741 com Manfrin ou pelo (65) 9 9662-7072 com Cleiton.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta