Praça 8 de Abril Novinha…

0
6978

Powered by WP Bannerize

A Praça 8 de Abril, uma das mais antigas da Capital, foi devolvida à população. A solenidade de entregada da revitalização do espaço, que havia recebido sua última reforma em 2008, aconteceu na segunda-feira (23), às 19h. O local, que leva este nome em homenagem a data de fundação da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, passou por um completo processo de reconstrução, executado pela Prefeitura de Cuiabá.
Situada entre duas das avenidas mais movimentadas da cidade (Getúlio Vargas e Isaac Póvoas), a área recebeu diversos trabalhos de melhoria estrutural. Fizeram parte desse conjunto, a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo. Além disso, o coreto também foi reformado e está apto a receber novamente atividades de manifestações culturais.
A praça passa a contar também com uma academia ao ar livre e playground. Outra novidade que agora compõem a estrutura é a fonte denominada “Pedra Flutuante”. O monumento foi construído contando com a parceria da Associação dos Camelôs do Shopping Popular e passa a ser mais um equipamento de embelezamento e contemplação da praça.
HISTÓRIA
A Lei 1315/73, sancionada pelo então prefeito José Villanova Torres, indica que a fundação da Praça 8 de Abril é anterior a década de 70. A publicação, que trata da delimitação de bairros de Cuiabá, é uma das poucas a mencionar a praça como parte da lista de logradouros e espaços públicos que integram o bairro Goiabeiras. 
Os registros históricos relatam ainda que, até o ano de 1978, o local recebia o nome de Praça Barão de Maracaju. No entanto, em abril do mesmo ano, Manoel Antônio Rodrigues Palma, chefe do Executivo da época, homologou a Lei 1538/78, mudando a denominação para Praça 8 de Abril.  

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta