Confusão na Praça Central de Chapada

0
68

Powered by WP Bannerize

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães se manifestou por meio de nota para esclarecer a retirada do pula-pula e do tobogã da Praça Dom Wunibaldo, onde fica a Igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, após o prefeito Osmar Froner e o secretário municipal de Finanças, Dagoberto Garcia Belufi, serem alvos de críticas. De acordo com o Executivo municipal, o padre Diêgo Ferreira Bento teria feito uma queixa ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que então proibiu a montagem dos brinquedos infláveis na praça.

Os brinquedos foram retirados da Praça Dom Wunibaldo nesta semana. A Prefeitura decidiu se manifestar depois que o prefeito Osmar Froner e o secretário Dagoberto Garcia Belufi foram responsabilizados pela situação.

De acordo com a Prefeitura, em outubro de 2019 a Paróquia Santuário de Sant’Ana requereu junto ao IPHAN a retirada dos brinquedos infláveis. No documento o padre Diêgo Ferreira Bento teria dito que “os brinquedos, que possuem grandes dimensões, prejudicam a visibilidade da Igreja de Sant’Ana, bem como atrapalham as atividades religiosas”. O pároco também teria afirmado que tentou resolver o problema com a Prefeitura, à época, mas nada foi feito.

Diante da reivindicação o IPHAN publicou uma Nota Técnica informando que o entorno da igreja é um bem tombado pela União Federal desde do ano de 1957. De acordo com o Decreto de Lei nº 25/1937, não é permitido fazer construção ou fixar objetos que impeçam ou reduzam a visibilidade na vizinhança de coisa tombada, sem prévia autorização do IPHAN. O Instituto então estabeleceu a retirada dos equipamentos das imediações da igreja.

A Prefeitura disse que recebeu uma solicitação da Paróquia, para a retirada dos brinquedos, de acordo com o que foi determinado pelo IPHAN. O Executivo municipal chegou a solicitar ao IPHAN mais informações sobre o caso, mas foi comunicada, por meio de nova nota técnica, que a instalação dos equipamentos não era permitida. Com base nisso a Prefeitura retirou os brinquedos.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta