Campanha de vacinação em Cuiabá aplicou mais de 400 mil doses na população

0
907

Powered by WP Bannerize

Cuiabá ultrapassou na quinta-feira (5) o número de 400 mil doses de vacinas contra o coronavírus aplicadas. A marca foi alcançada após 23 dias da efetivação de 300 mil aplicações, levando-se em conta a exclusão dos domingos, quando não há vacinação. A média de aplicação neste período foi de cerca de 4,5 mil doses por dia, o que corresponde a 27 mil pessoas por semana. Desde o dia 20 de janeiro, a gestão Emanuel Pinheiro mantém a campanha ‘Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar’.

Atualmente, a capital mato-grossense tem 62% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina. Em relação ao esquema vacinal completo, que engloba a aplicação das duas doses ou, no caso da vacina Janssen, apenas uma dose, 26% de toda a população elegível já foi imunizada.

Com a chegada de novas doses esta semana, Cuiabá conseguiu baixar a faixa etária para a vacinação. No momento estão sendo agendadas pessoas de 35 a 39 anos, de acordo com a ordem do cadastro. Também estão sendo agendadas pessoas das faixas etárias maiores que ainda não tomaram a vacina e pessoas dos outros grupos prioritários que ainda estão se cadastrando.

“Temos capacidade para vacinar 6,5 mil pessoas por dia, mas aplicamos cerca de 4,5 mil doses, o que demonstra uma abstenção de 30% por dia. Muitas pessoas não aparecem para tomar a vacina na data correta por algum impedimento, mas acabam vindo nas 48h subsequentes ou justificam a ausência. Aqueles que não justificam vão para o fim da fila e suas doses são destinadas para o grupo de faixa etária menor, que agora passou a ser de 18 a 34 anos, de acordo com o quantitativo que o grupo representa na população. Dessa maneira colocamos essas doses para serem utilizadas e damos celeridade à campanha. O meu sonho dia e noite é conseguirmos vacinar toda a população”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O agendamento do grupo de 18 a 34 anos está sendo realizado aos sábados, utilizando as doses dos faltosos da semana inteira. “Estamos dando uma chance para pessoas mais novas também serem vacinadas antes mesmo de chegar sua faixa etária, sem prejudicar as pessoas mais velhas, pois apenas as doses daqueles que faltam sem justificativa são utilizadas. Esta decisão foi tomada levando-se em conta o comportamento do vírus, que tem levado muitos jovens a óbito. Nossa intenção é vacinar o máximo de pessoas que pudermos no menor tempo possível, de acordo com as doses que temos disponíveis. Felizmente temos recebido semanalmente doses para primeira aplicação e elas são utilizadas na mesma semana que são entregues para o município”, finalizou o prefeito.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta