Programa Criança Feliz de Cuiabá é reconhecido durante seminário promovido pelo Ministério da Cidadania

0
833

Powered by WP Bannerize

O programa Criança Feliz da Prefeitura de Cuiabá – efetivado por meio das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, foi citado como referência no estado de Mato Grosso pela excelência no atendimento e resultados alcançados. A apresentação das práticas do programa municipal foi feita durante o Seminário Nacional: “O Brasil do Futuro começa Agora”, promovido pelo Ministério da Cidadania, no dia 18 de agosto, de forma remota. A ação promovida foi em alusão ao mês da Primeira Infância- Agosto Verde.

O seminário contou com relatos de diversos municípios do Brasil, sendo apenas quatro escolhidos para representar o estado de Mato Grosso, com as práticas vivenciadas em cada território devido ao destaque promovido pelos trabalhos desenvolvidos no município. Além de Cuiabá, os municípios de Lucas do Rio Verde, Santo Antônio de Leverger e Terra Nova do Norte foram convidados para apresentarem as práticas de trabalho em suas regiões.

A prática das medidas adotadas em meio à pandemia, com atendimentos virtuais e reuniões com as famílias assistidas pelo programa Criança Feliz foi o que motivou o reconhecimento da capital. “A metodologia adotada de trabalhos intersetoriais entre a Rede Sociossiatencial para a efetivação das políticas públicas do município foi o que destacou entre as diversas ações que já eram realizadas desde a implementação do programa em 2017. Esse reconhecimento só vem a fortalecer e continuar trabalhando para uma vida mais humana das famílias cuiabanas”, disse a coordenadora do programa Criança Feliz, Michelle Machado.

Foram apresentadas várias imagens demonstrando as ações do Plano de Ação 2021 realizadas pelo Programa Criança Feliz na capital, com a integração dos serviços e programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Dentre elas:  A Importância do Pré Natal na gestação, Relações Afetivas na Primeira Infância, Adesão de Novos Beneficiários junto ao Programa Criança Feliz, Articulação Intersetorial com os órgãos de direitos competentes e a divulgação do Programa Criança Feliz junto ao Programa Acessuas Trabalho, o qual objetivou assegurar às famílias beneficiárias oficinas temáticas voltadas ao mercado de trabalho.

“Coordenar um programa tão importante para o desenvolvimento infantil e fortalecimento de vínculo familiar em uma capital de porte grande como Cuiabá é como ganhar um presente a cada dia, podendo entregar o meu máximo em prol da realização de um trabalho totalmente satisfatório, necessário e agora ainda mais reconhecido. Só tenho que agradecer pela oportunidade de fazer parte do Programa Criança Feliz”, ponderou a coordenadora.

Em Cuiabá, as ações do Programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Foram executadas diversas ações, sendo essas planejadas nos mais diferentes setores, inclusive com a Rede Intersetorial por meio de um diálogo conjunto entre instituições parceiras com a finalidade de ampliar e divulgar os trabalhos realizados pelo Programa Criança Feliz no município de Cuiabá.

O último quantitativo aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 751 beneficiários, sendo 707 crianças de 0 a 3 anos, 34 gestantes e 10 crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

O programa é executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS, nos bairros Jardim Araçá – CPA – Jardim União – Pedregal – Planalto – Pedra 90 – Nova Esperança.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ- O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de entrosamento entre a Rede, pois para realizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa, a equipe de colaboradores deve estar totalmente inteirada dos programas e serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Rede, e vice versa, proporcionando conhecimento e interação de qualidade em prol dos principais objetivos do programa: o desenvolvimento infantil e fortalecimento do vínculo familiar.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta