Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma série de palestras voltadas para o Clube de Mulheres e Mães e líderes dos bairros. A programação teve como objetivo reforçar a importância do diálogo e a quebra de tabu sobre o tema, destacando a valorização da vida. A campanha foi coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, em parceria da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC). De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, é importante que se aborde o tema suicídio já que ainda existe um tabu muito grande sobre este assunto. Ela destaca que este ciclo de palestra foi pensado para a prevenção do suicídio, situação que muitas mulheres têm enfrentado e que aumentou devido a pandemia. “Nós entendemos que não podemos nos calar diante do que vem acontecendo, muitas mulheres tirando a própria vida, principalmente por causa da violência doméstica e da pandemia. Por este motivo, nos juntamos à Secretaria de Relações Comunitária com intuito de capacitar essas mulheres líderes de seus bairros para que levem informações àquelas que necessitam de ajuda”, explicou. A assessora da SARC, Bartira Souza, agradeceu todas as mulheres que participaram das palestras e pontuou que a depressão tem sido o mal do século e com a pandemia os casos aumentaram, por isso a importância dessas mulheres multiplicarem em seus bairros e famílias sobre este assunto. “Em nome da primeira-dama, Márcia Pinheiro, e do secretário Ricardo Lobo, quero agradecer a estas mulheres que são fortes e levam as melhorias para suas comunidades. Participar de um evento voltado ao seguimento mulher é uma honra, saber que temos uma gestão muito próxima da comunidade e que apoia todas as causas”, afirmou. De acordo com a primeira-dama, Marcia Pinheiro, a pandemia trouxe a necessidade de manter o distanciamento social, o que acirrou conflitos familiares, como tem acontecido nos lares das mulheres atendidas pelas redes de apoio da Prefeitura. “A abordagem deste assunto suicido mostra o acolhimento e a preocupação que temos com a nossa sociedade”, relatou. Segundo Nill Moraes, que foi uma das participantes, é de extrema necessidade eventos deste modo que qualificam e orientam mulheres líderes de seus bairros. “Estamos felizes por este espaço nos acolher com um evento em prol da vida. Saímos daqui com um olhar diferente e prestando atenção em nós mesmas e quem está ao nosso redor. Minha gratidão a todos os envolvidos”, reforçou A presidente do Clube de Mães do bairro Três Poderes, Neide Bueno, enfatizou a necessidade e abordagem sobre o tema suicídio já que ultimamente doenças como depressão e ansiedade estão cada vez mais frequentes na sociedade. “Essas palestras nos mostram a necessidade de termos sensibilidade para agirmos da forma certa nessas situações. Lidamos com mulheres que precisam de uma palavra amiga e orientação e como é bom saber que podemos contar com a SARC e com a Secretaria da Mulher”, finalizou.

0
222

Powered by WP Bannerize

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, realiza nesta segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, uma extensa programação cultural e  de exposição de carros do Rally Ecológico. O evento ocorre na Praça Alencastro, no centro da Capital e vai até às 20h.

Quem passa pelo local, poderá contemplar a gastronomia cuiabana, apresentações culturais,  receber uma muda de uma planta frutífera do cerrado e também poderá fazer a inscrição para o NASA Space Apps Challenge 2021. A edição deste ano marca os 10 anos de promoção desse encontro de estudiosos e criadores, tendo como tema a Inovação.  Também haverá apresentações de bandas regionais.

“Temos dois eventos na pauta, o Rally Ecológico e a inscrição para o NASA Space que ocorrerá no final de semana. Poderão fazer as inscrições qualquer pessoa maior de 18 anos e acima de 16 com a presença de um responsável. A gente está com essa atividade do turismo porque também se comemora o dia do turismólogo. Estamos fazendo a divulgação do  Rally, vai ter show de rasqueado, de piano e outros. O turismo está começando a florescer mundialmente e temos que nos preparar. E no dia 2 de outubro no NASA Space Apps Challenge 2021 acontece nos dias 02 e 03 de outubro, no Museu da Caixa D’Água Velha, para que os projetos sejam apresentados  na NASA. Agências de turismo estão a todo vapor e estamos preparando Cuiabá com o aplicativo para o turismo para orientar as pessoas sobre os pontos belíssimos da nossa cidade”, comentou o secretário Oscarlino Alves.

As inscrições do Rally Ecológico são limitadas  e podem ser feitas pelo site cronorally.com.br.

Para se inscrever no NASA Space Apps Challenge 2021 –  basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição. É importante que os interessados se inscrevam antecipadamente para participar de todas as informações antes do evento.

Confira programação:

  • Rally Ecológico – exposição  de veículos

  • Doação de mudas

  • Pórtico inflável do evento

  • NASA Space Apps – apresentação dos desafios da edição 2021 – inscrições e display de astronauta para os visitantes  tirarem fotos

  • CAT Móvel – informações  turísticas de Cuiabá e realização de cadastro de  guias de turismo  e outros empreendimentos do trade para o portal do Turismo   e aplicativo Turismo Cuiabá.

  • Bolicho solidário  igreja Santuário do Bom Despacho: exposição  e comercialização de artesanatos  e  produtos da agricultura familiar.

  • 16h  às 20h – gastronomia

  • 16h apresentação cultural : Eduardo Braga – rasqueado  cuiabano

  • 17h – dispositivo de Honra de autoridades presentes

  • 18h – às 20h – apresentação cultural  -piano na praça e sax  (Dario)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta